Basquetebol - Jogos Lúdicos 3 - 1x1

Explicação:
2 grupos de alunos em oposição (não mais de 5, de início aconselha-se grupos de 3), um grupo com bola (atacante) e outro sem bola (defensores)

Objetivo: levar a bola para a Linha Final oposta.
Os defensores colocam-se a 1/2 campo e decidem "Quem defende quem" sem que os atacantes saibam.
Ao sinal  jogam 1X1 até atingirem o objectivo (linha final)
Se o defensor consegue entrar em posse de bola leva-a para a Linha Final oposta.
Termina quando todas as bolas estão na Linha Final.
Ganha a equipa que conseguiu levar mais bolas para a linha final oposta.
O jogo reinicia-se com posse de bola da outra equipa e novos emparelhamentos definidos pela equipa defensora.
Se a bola sai pela Linha Lateral pertence ao jogador não responsável pela sua saída. A bola é reposta da seguinte forma: o defensor põe a bola em jogo passando ao atacante e assume rapidamente a posição de defesa dando continuidade ao exercício.

Basquetebol - Jogos Lúdicos 2 - Drible e 1x1

Explicação:
Grupos de alunos todos com bola. Todos contra todos (todos tentam roubar as bolas dos outros e proteger as suas).
Altermativas:
  1. 2 grupos de alunos opõem-se e tentam tirar aleatoriamente a bola aos adversários. Cada bola roubadas vale 1 ponto. Quanto o professor apitar para terminar o exercício,  por grupo,  cada aluno indica o nº de bolas roubadas. A soma das bolas roubadas por cada aluno define a qualidade do grupo e o vencedor
  2. A mesma situação anterior, mas se a bola sair dos limites de campo, o jogador que perdeu a posse de bola não volta a entrar em jogo. Obriga a que o aluno seja cuidadoso com a sua própria bola quando tenta roubá-la a um adversário. Termina quando apenas uma equipa está dentro de campo (nem que seja com apenas um jogador)

Badminton - Batimento de direita e esquerda

Explicação:
4 alunos em cada campo. 1 em cada zona de serviço.
Alunos do lado Par (direita), batem o volante sempre cruzado com batimento (Clear, Lob) de direita.
Alunos colocados no lado Impar (esquerda) batem o volante cruzado com batimento (Clear, Lob) de esquerda
Ao fim de 5' trocam de zonas e de tipo de batimentos

Badminton - Actividade Lúdica 5 - Clear / Lob /Serviço

Explicação:
Exercício de Cooperação - 8
2 alunos por equipa, cada um numa zona de serviço.
Serviço em diagonal.
Quem recebe o serviço coloca o volante no seu colega da frente, que por sua vez o coloca no campo contrário em diagonal e este devolve-o para a sua frente descrevendo um 8
Sempre que o volante cai, o aluno responsável coloca-o com serviço.

Badminton - Atividade Lúdica 4

Explicação:
2 grupos de alunos de número variado, colocados frente a frente, ao longo do campo
Os dois primeiros alunos de cada grupo possuem um volante.
Cada aluno bate o volante em diagonal para o aluno que está de do outro lado da rede e em frente ao seu colega do lado.
Objectivo é que o volante se desloque (vá e venha) sempre em diagonal. O último aluno devolve-o ao que lhe passou, mantendo a sequência.
Se o volante cair no chão deverá ser colocado em jogo através de serviço.
O tempo do exercício fica ao critério do professor, de acordo com o sucesso ou insucesso dos seus alunos.

Alternativas:

  1. A equipa que conseguir completar um ciclo, sem que o volante caia no chão,  ganha um ponto. No final determina-se a equipa vencedora.

Basquetebol - Jogos Lúdicos 1

Jogo do Lenço
Situações de 1x1, 2x2, 3x3, 4x4, 5x5


Explicação:
2 grupos de aluno em cada linha final (poderão estar mais que 5 alunos)
Cada aluno possui um número.
O professor segura  a bola no meio do campo ou caso tenha mais que um campo em funcionamento coloca-a no solo.
O professor transmite o número através de sinal sonoro (voz) e visual (dedos).
Ao sinal os dois alunos a que corresponde o número disputaram a bola, o que entrar em sua posse ataca para o campo do adversário o outro tentará impedi-lo
O jogo inicia-se com 1X1, caso os alunos não consigam resolver a situação (ex. parem o drible, ou não consigam progredir) o professor chamará um outro número para apoiar os primeiros jogadores e assim sucessivamente até ao máximo de 5 jogadores por equipa.
O jogo termina sempre que há concretização.

Nota:
Numa primeira fase o número deverá ser atribuído pelo professor para que os opositores possuam níveis de desempenho semelhantes.
Se a turma for homogénea os alunos podem secretamente escolher os números.

Alternativa:
Jogos em superioridade/inferioridade numérica
(um dos grupos possui mais elementos que o outro)
Alguns alunos do grupo mais pequeno são responsável por dois números dos adversários.
O professor jogará estrategicamente com essa opção dependendo das situações que pretende criar: 2X1; 1X2, 2X3; 3X2; 4X3, etc.
O jogo termina sempre que há finalização.

Badminton - Jogos Lúdicos 3

Jogo do Elimina
Explicação:
Campo delimitado
Dois grupos de alunos opositores
Cada aluno bate o volante para o campo oposto alternadamente. Após bater vai para o fim da fila.
Aluno que coloque o volante fora da área delimitada é eliminado
Aluno que falhe o volante e este caia na área delimitada é eliminado.
Apenas pode dar um toque na sua vez.
Ganha a equipa que no jogo 1x1 elimine todos os adversários.

Alternativa:
Jogam 1x1 até que o volante caia no chão (fora/dentro do campo) ou até que um deles cometa falta.
Aluno vencedor mantém-se no campo. O opositor é eliminado e entra um jogador novo para disputar o jogo

Badminton - Jogos Lúdicos 2 (Clear/Lob)

Explicação:
Alunos distribuídos em colunas com mostra a figura. O campo é o limite.
1 - Objetivo - Manter a sustentação do volante em Clear. Deslocar-se de acordo com a trajétória do volante de forma a bater em Clear.
Quem bate vai para o fim da sua fila ( ou para a fila contrária (opção Prof.))
Alternativa para a motivação
A equipa que mais "clear" fizer, em 5' , ganha.

2 - Objetivo - Manter a sustentação do volante em Lob. Deslocar-se de acordo com a trajétória do volante de forma a bater em Lob.
Quem bate vai para o fim da sua fila ( ou para a fila contrária (opção Prof.))

Alternativa para a motivação
A equipa que mais "Lob" fizer, em 5', ganha.


3 - Objetivo - Contar o número de vezes que o volante cai no chão ( até aos 11, 15, 21 (opção Prof)). Ganha a equipa que menos vezes deixou cair o volante no seu campo.
Quem bate vai para o fim da sua fila. Só pode bater uma vez (na sua vez).

Badminton - Jogos Lúdicos 1


Explicação:
6 alunos em cada 1/2 campo, cada aluno com uma raquete.
Inicia-se com um aluno a servir de cada lado, o objetivo é manter ambos os volantes no ar o maior número de tempo, todos os alunos cooperam para o mesmo objetivo. Quando ambos os volantes estiverem no chão, sai a equipa que deixou cair o primeiro volante.


Alternativas:

  1. Se tiver mais que um campo pode-se fazer uma competição entre campos.
  2. Professor pode aumentar o número de volantes em sustentação
  3. Competição - ganha 1 ponto a equipa que conseguir colocar os 2  volantes no chão da equipa contrária


Basquetebol - 5 abertos - I

Na escola devido ao fato de as turmas serem bastante heterogéneas, opto por ensinar Passe/Corte/Reposição, sem permitir aos alunos a iniciativa das acções pelo drible. O jogo processa-se unicamente à custa do passe.

Passe, Corte e Reposição em 5 Abertos





1 - Situação de aprendizagem (mecanização das movimentações)
Alunos dispostos no campo nas seguintes posições: 1 base; 2 extremos e 2 extremos baixos
A bola circula livremente pelos jogadores respeitando as seguintes regras:
  1. Quem passa corta para o cesto, tentando abrir uma linha de passe mais ofensiva;
  2. Quem corta para o cesto levanta a mão alvo a pedir a bola e mantém o olhar nesta;
  3. Quem recebe observa o corte do colega e só depois deste ter terminado e se reposicionar, procura uma nova linha de passe, colocando a bola à esquerda ou à direita;
  4. Quem cortou, se não recebe a bola (imposição do exercício) corta para o lado contrário à bola.
  5. Jogadores do lado contrário à bola reposicionam-se sempre que um colega corta ocupando o lugar deixado vago por este.
O exercício só termina quando o professor assim o entender.

Palavras Chave: 
Quem passa corta
Quem recebe observa o corte
Quem corta e não recebe a bola  reposiciona-se do lado contrário à bola
Quem não corta nem recebe a bola reposiciona-se de acordo com ação dos colegas

Basquetebol - Criss Cross de 5


Explicação:
5 colunas de alunos
Aluno   repõe a bola pela linha final para o aluno  , após passe desmarca-se por trás deste em direção à sua zona atacante.
Aluno  4  passa ao aluno  1  desmarcando-se de seguida por trás deste em direção à zona atacante.
Aluno   recebe a bola e passa ao aluno  3  desmarcando-se por trás deste.
Aluno   passa ao aluno  2  e desmarca-se por trás deste
Aluno  2  passa ao aluno  5  que finaliza

Palavras chave:
Após passe desmarca-se por trás do jogador a quem passou a bola.
Abre para o corredor lateral e vem receber a bola ao corredor central.
Quem repõe a bola finaliza.

Badminton - Serviço longo para Clear/Lob defensivo


Explicação:
Dois alunos, um de cada lado do campo
Jogador da Esquerda executa serviço longo
Jogador da direita em posição de espera no 1/4 de campo correspondente. Responde em Clear ou Lob defensivo, para o fundo de campo (para trás dos mecos).
Trocam de funções.

Badminton - Deslocamentos



Explicação:
Aluno colocado na zona central do campo.
Ao apito do professor, o aluno desloca-se a um dos mecos, tocando-o com a raquete e regressa à posição central mantendo o enquadramento. Repete a ação para os 4 mecos podendo a ordem ser aleatória. Ao terminar regressa à fila e entra um novo aluno para executar a tarefa.

Basquetebol - Criss Cross de 3


Explicação:
3X0 - Reposição da bola pela linha de fundo.
Alunos sem bola fazem finta de Desmarcação.
Palavras Chave:
Após passe corta por detrás do jogador a quem passou a bola.
Abre para o corredor lateral e depois fecha para o corredor central onde recebe e passa.
Não há drible.