Na escola devido ao fato de as turmas serem bastante heterogéneas, opto por ensinar Passe/Corte/Reposição, sem permitir aos alunos a iniciativa das acções pelo drible. O jogo processa-se unicamente à custa do passe.
Passe, Corte e Reposição em 5 Abertos
1 - Situação de aprendizagem (mecanização das movimentações)
Alunos dispostos no campo nas seguintes posições: 1 base; 2 extremos e 2 extremos baixos
A bola circula livremente pelos jogadores respeitando as seguintes regras:
- Quem passa corta para o cesto, tentando abrir uma linha de passe mais ofensiva;
- Quem corta para o cesto levanta a mão alvo a pedir a bola e mantém o olhar nesta;
- Quem recebe observa o corte do colega e só depois deste ter terminado e se reposicionar, procura uma nova linha de passe, colocando a bola à esquerda ou à direita;
- Quem cortou, se não recebe a bola (imposição do exercício) corta para o lado contrário à bola.
- Jogadores do lado contrário à bola reposicionam-se sempre que um colega corta ocupando o lugar deixado vago por este.
Palavras Chave:
Quem passa corta
Quem recebe observa o corte
Quem corta e não recebe a bola reposiciona-se do lado contrário à bola
Quem não corta nem recebe a bola reposiciona-se de acordo com ação dos colegas