Jogo do Lenço
Situações de 1x1, 2x2, 3x3, 4x4, 5x5
Explicação:
2 grupos de aluno em cada linha final (poderão estar mais que 5 alunos)
Cada aluno possui um número.
O professor segura a bola no meio do campo ou caso tenha mais que um campo em funcionamento coloca-a no solo.
O professor transmite o número através de sinal sonoro (voz) e visual (dedos).
Ao sinal os dois alunos a que corresponde o número disputaram a bola, o que entrar em sua posse ataca para o campo do adversário o outro tentará impedi-lo
O jogo inicia-se com 1X1, caso os alunos não consigam resolver a situação (ex. parem o drible, ou não consigam progredir) o professor chamará um outro número para apoiar os primeiros jogadores e assim sucessivamente até ao máximo de 5 jogadores por equipa.
O jogo termina sempre que há concretização.
Nota:
Numa primeira fase o número deverá ser atribuído pelo professor para que os opositores possuam níveis de desempenho semelhantes.
Se a turma for homogénea os alunos podem secretamente escolher os números.
Alternativa:
Jogos em superioridade/inferioridade numérica
(um dos grupos possui mais elementos que o outro)
Alguns alunos do grupo mais pequeno são responsável por dois números dos adversários.
O professor jogará estrategicamente com essa opção dependendo das situações que pretende criar: 2X1; 1X2, 2X3; 3X2; 4X3, etc.
O jogo termina sempre que há finalização.
Situações de 1x1, 2x2, 3x3, 4x4, 5x5
Explicação:
2 grupos de aluno em cada linha final (poderão estar mais que 5 alunos)
Cada aluno possui um número.
O professor segura a bola no meio do campo ou caso tenha mais que um campo em funcionamento coloca-a no solo.
O professor transmite o número através de sinal sonoro (voz) e visual (dedos).
Ao sinal os dois alunos a que corresponde o número disputaram a bola, o que entrar em sua posse ataca para o campo do adversário o outro tentará impedi-lo
O jogo inicia-se com 1X1, caso os alunos não consigam resolver a situação (ex. parem o drible, ou não consigam progredir) o professor chamará um outro número para apoiar os primeiros jogadores e assim sucessivamente até ao máximo de 5 jogadores por equipa.
O jogo termina sempre que há concretização.
Nota:
Numa primeira fase o número deverá ser atribuído pelo professor para que os opositores possuam níveis de desempenho semelhantes.
Se a turma for homogénea os alunos podem secretamente escolher os números.
Alternativa:
Jogos em superioridade/inferioridade numérica
(um dos grupos possui mais elementos que o outro)
Alguns alunos do grupo mais pequeno são responsável por dois números dos adversários.
O professor jogará estrategicamente com essa opção dependendo das situações que pretende criar: 2X1; 1X2, 2X3; 3X2; 4X3, etc.
O jogo termina sempre que há finalização.