Manter a bola em jogo (cooperação entre os elementos das 2 equipas) o máximo de tempo possível respeitando as orientações do professor, num campo reduzido limitado pela linha de 3 metros. introdução da figura do distribuidor.
Organização
Duas equipas de 2 alunos de cada lado;
Posição inicial com ambos os alunos lado a lado, na receção;
Serviço (em passe) alternado;
Campo reduzido 3 por 3.
Desenvolvimento
Bola posta em jogo com passe direto para o campo contrário;
Obrigação de realização de, no mínimo, 2 toques, mas preferencialmente 3 toques;
Posição inicial com ambos os alunos lado a lado, na receção; o aluno que não recebe a bola desloca-se para a rede, adotando uma posição prependicular, a 1 braço desta (posição de distribuidor).
O aluno que recebeu a bola deve passá-la ao colega distribuidor que a devolve numa trajetória paralela à rede; após passe deve, depois de analisada a trajetória da bola, deslocar-se no espaço por forma a enviar a bola para o campo contrário, em passe.
A Manchete apenas deve ser utilizada, inicialmente,apenas em casos extremos e mais tarde sempre na receção.
Se a bola transpuser a rede ao 1º toque é considerada uma falha e deve recomeçar do lado onde esta foi cometida.
Se a bola for enviada para fora dos limites do campo, repõe em jogo a equipa que a colocou fora.
Estratégia
A bola é reposta em jogo sempre do lado onde caiu (ou onde foi cometida uma falha à dinâmica solicitada pelo exercício critério) . Desta forma impede-se que os alunos, à revelia, joguem uns contra os outros e tentem marcar ponto.
O campo reduzido obriga os alunos a controlarem a execução do gesto técnico.