3 x 1 -> 2 x 1
Material: 20 mecos para definir 8 campos (2 campos em cada 1/4 de campo); 8 bolas
3 X 1
Descrição:
Os alunos dividem-se em grupos de 4 (3 atacantes e 1 defensor)
Objetivo é "circular" a bola pelos atacantes sem que o defensor consiga intervir sobre esta.
Defesa tenta intercetar a bola
1.Situação
- a bola circula pelos atacantes;
- após passe, estes devem deslocar-se para o meco livre;
- o defesa acompanha a movimentação da bola tentando intercetá-la;
- quando o defesa interceta a bola troca com o jogador que efetuou o passe.
2. Situação
- a bola é passado para o jogador com melhor linha de passe ( não é obrigatório fazer a bola circular);
- pode passar para o jogador que acabou de lhe passar a bola;
- após passe, estes devem deslocar-se para o meco livre;
- o defesa acompanha a movimentação da bola tentando intercetá-la;
- quando o defesa interceta a bola troca com o jogador que efetuou o passe.
Alternativa:
O professor pode optar por trocar o defesa à sua ordem controlando desse modo o tempo que cada um desenvolve a ação de defesa. Neste caso o defesa contará o número de interceções sobre a bola. Quando todos passarem pela situação de defesa elege o melhor defesa.
2 x 1 - Efetuar o mesmo exercício aumentando a intensidade deste:
- um aluno fica de fora;
- tempo do defesa controlado pelo professor;
- ao sinal do professor o aluno que está na defesa sai de jogo, o que está de fora entra para atacante e um dos atacantes passa a defesa.