Jogos de Igualdade e/ou Superioridade Numérica
Organização
Organização
- Campo dividido em 3
- Mecos colocados na 2ª marca de penalidade
- 2 equipas subdivididas em outras 2 (amarelo/azul e laranja/vermelho)
- Na equipa amarelo/azul, os amarelos apenas defendem e os azuis atacam.
- Na equipa laranja/vermelho, os laranjas apenas defendem e os vermelhos atacam.
- O GR pertencem a ambas as equipas ou caso todas as subequipas tenham o mesmo número de jogadores, um aluno (GR) aguarda a sua entrada fora do jogo.
Descrição
- O jogo inicia-se no 1/2 campo da seguinte forma:
- O professor define qual a equipa que sai com a bola;
- Bola colocada no 1/2 campo e após apito os alunos disputam a bola;
- Bola é lançada pelo professor para o meio campo.
- Azuis e vermelhos disputam a posse de bola, procuram fazer com que esta passe a zona demarcada (mecos amarelos) para poderem marcar golo.
- Azuis não podem recuar para a zona de defesa e ajudar os amarelos, mas se ultrapassarem os vermelhos jogam contra os laranjas até marcarem golo ou perderem a posse da bola.
- Vermelhos não podem recuar para a zona de defesa e ajudar os laranjas, mas se ultrapassarem os azuis jogam com os amarelos até marcarem golo ou perderem a posse da bola.
- Trocam de funções dentro da equipa sempre que for golo ou a cada 10 minutos
- Cada vez que trocam de funções o GR passa a jogador de campo e um outro jogador ocupa a função de GR (aguardando ao lado da baliza)
- Jogam sempre em igualdade numérica
Alternativa
As 4 equipas são formadas por apenas 4 jogadores permitindo que o ataque após transpor os mecos se encontre em superioridade numérica. A troca de GR processa-se da mesma forma.