Atividade Lúdica - Jogo da Seruma

Trabalho de Velocidade de Reação e Destreza Motora
Objetivo - os alunos de vermelho tem que percorrer o campo até passarem a LF (linha final) e regressar.
Organização
Turma dividida em 2 ( 10 alunos) se forem mais alunos a função do aluno central poderá ser partilhada.
Alunos ocupam linhas de um campo, neste caso o campo de ténis serviu de base ao jogo.
Os alunos apenas se podem deslocar nas suas linhas.
Os alunos colocados nas LL (linhas laterais) deslocam-se acima e abaixo, assim como o jogador colocado na linha que divide o campo longitudinalmente. Os outros aluno deslocam-se transversalmente.
Descrição
Os alunos de vermelho tentam transpor a LF oposta e regressar a casa, ganha quem perder menos membros.
Os alunos azuis podem apanhar (basta tocar) os vermelhos, desde que mantenham um pé em contato com a Linha a que pertencem. Se tocarem sem estarem em contato o aluno apanhado continua livre.
Alunos apanhados ficam parados no campo e aguardam que os salvem.
Cada aluno vermelho só pode - " ir e voltar" - poderá retroceder em campo para salvar um colega, mas após ter terminado não poderá voltar a entrar.

Alternativa
Aluno apanhado sai de jogo. Ganha a equipa que perder menos membros.